Outubro Rosa e Novembro Azul, este título foi o tema da prefeitura de Quatro Irmãos, RS, em que a secretária de Saúde, como momento lúdico, no dia 31 de outubro deste ano celebrou através de uma caminhada de conscientização, a importância dos exames que diagnosticam o câncer de mama e o câncer de próstata. Este dia foi marcado por uma visita ao Memorial dos Palma, que a meu ver representava a plenitude do propósito do Secretário de Saúde Sr. Ademir Mustchall, que em síntese assim expressava: “INCENTIVAR A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA, USAR MENOS REMÉDIOS, MELHORAR A SAÚDE E ADQUIRIR CONHECIMENTOS”. Esse seria o resultado de uma caminhada ecológica, partindo da sede municipal, até o Memorial dos Palma, que tem como propósito, além do cultural da memória italiana, a proteção ambiental e a interação com as diversas etnias formadoras do município.

Enfim nada melhor que uma caminhada para preencher o propósito. Participaram da caminhada eco lógica todas as idades, até demonstrando garbo de pertencimento como eu nunca havia presenciado. Por volta das 14h, cento e oitenta participantes chagavam à sede do memorial, onde foram recebidos com boas-vindas por mim e meu irmão José Elói (O Zeca), proprietário da área. Face ao grande número de participantes. O grupo foi dividido em dois para que coubessem no auditório. Enquanto um grupo visitava a área do memorial, o outro assistia a uma palestra que versava sobre o porquê imigraram para o Brasil, o histórico da família cuja árvore genealógica tem 400 anos de história e a própria unificação da Itália e seu romântico idioma. Nem todos sabem que a Itália é um país novo, de língua neolatina moderna e muito bem elaborada.

A palestra constava de forma marcante a finalidade de interação com as escolas no desenvolvimento cultural do ensino. A juventude foi muito interativa com sábias perguntas e ávidos para aprender mais. Foi um ensinamento para eu compartilhar opiniões. Os “nonos” (avós), já cansadinhos, se limitaram a ouvir e a degustar um mate, mas algo me dizia que admiravam a participação das crianças.

Acreditamos que tanto o Memorial quanto a Prefeitura atingiram seus objetivos e oxalá persevere esta maravilhosa ideia.

Nós da imigração italiana e creio que também os demais imigrantes, entendem que a prefeitura e a comunidade devem andar de mãos dadas para produzir os dias futuros sempre melhores que os passados.

Mas, na atualidade do mundo louco que vivemos, as fotos dizem mais que a leitura de um texto, então vamos às fotos.

Apoio Radio Campinas MATÉRIA DE CAPA Uma tarde especial em Quatro Irmãos/RS, marcada por conscientização, saúde e integração! A caminhada realizada nesta sexta-feira, 31 de outubro, reuniu a comunidade na Praça Central, com destino ao Memorial Família Palma e à trilha da cachoeira — um percurso de aproximadamente 6 km (ida e volta), cheio de boas energias.

Rádio Campinas Durante o trajeto, o incentivo ao autocuidado, à prevenção e à importância de cuidar da saúde física e mental esteve presente. Agradecimento a todos que participaram e contribuíram para tornar esse momento tão significa vo. Cuidar da saúde é um ato de amor!

José Elói, o Zeca foi guia para a cachoeira. Esta cachoeira podemos chamar de nossa vertente, pois nos acompanhada pela saudade. Possivelmente só nós entendemos.

Visited 27 times, 1 visit(s) today
Close