Em uma jornada de observação tão antiga quanto a humanidade, cientistas voltaram seus olhos para o céu e encontraram algo que, até pouco tempo atrás, parecia ficção: um planeta tão parecido com a Terra, tão relativamente próximo “apenas” 40 anos-luz, que nos faz repensar o lugar que ocupamos no universo.

Esse mundo recebeu o nome de Gliese 12 b, orbitando uma estrela anã-vermelha chamada Gliese 12. O mais empolgante: ele tem tamanho semelhante ao da Terra ou pouco maior, e está localizado na chamada “zona habitável” da estrela, ou seja, numa faixa em que as temperaturas poderiam permitir água líquida em sua superfície.

Os pesquisadores usaram dados do satélite TES o planeta por meio da técnica de trânsito, isso significa que ele passa na frente de sua estrela, provocando uma quedinha no brilho que serve como pista para sua existência. A massa e o raio ainda estão sendo estudados, mas por agora ele representa uma das mais próximas promessas de “mundo irmão” da Terra.

Seja qual for o resultado final, Gliese 12 b oferece aos astrônomos um laboratório natural: por que temos a Terra (habitável) e a Vênus (um inferno escaldante) orbitando estrelas similares no nosso sistema solar, e que parâmetros fazem um planeta se tornar efetivamente habitável?

Porém, a notícia vem com ressalvas: apesar de promissor, ainda não sabemos se o planeta possui atmosfera, se tem água líquida, se é realmente rochoso ou tem condições de sustentar vida como conhecemos. A descoberta é uma porta aberta, não um destino confirmado. Ainda assim, para nós aqui na Terra, é uma lembrança emocionante de que o universo pode estar mais habitado por surpresas do que imaginaríamos, e que estamos apenas começando a sondar essas possibilidades.

 Fontes: “Poten ally Habitable Earth-Sized World Discovered Just 40 Light-Years Away” — Michelle Starr, ScienceAlert, 2024; “Nearby Earth-Sized Planet Discove red in Habitable Zone” — ScienceA lert, 2024; “Astronomers discover earth-sized planet Gliese 12 b”.

Visited 8 times, 1 visit(s) today
Close